Saiba como lavar suas roupas gastando pouco tempo e garantindo a sua conservação

Lavar roupas, não se trata somente de jogar tudo na maquina, jogar sabão e amaciante e mandar lavar. A lavagem de roupas é um processo que requer organização e algum conhecimento.

Sempre é bom separar as roupas por cor e tipo, e uma boa quantidade, assim economiza sabão, gasta menos energia e conserva suas roupas por mais tempo.

Antes de lavar as roupas

Evite deixar que a roupa permaneça suja por muito tempo, principalmente se estiver úmida para evitar o cheiro de mofo. Além do mau cheiro, o mofo pode provocar manchas difíceis de remover. Separe as roupas claras das escuras e coloque em fronhas velhas ou separadores de roupas próprios para serem usados em máquinas de lavar. As roupas com manchas difíceis devem receber um tratamento com produto tira-manchas antes de irem para a lavadora.

Jamais coloque as peças dobradas na lavadora. Os locais da dobra sofrem maior atrito, o que aumenta o desgaste e o desbotamento do tecido nestas áreas. Feche todos os botões e zíperes das peças. Se houver botões frouxos, reforce ou retire-os. Não se esqueça de também verificar se não há dinheiro, qualquer outro papel ou objetos nos bolsos (alfinetes, clips, parafusos, moedas, etc.).

Evite lavar edredons e colchas de matelassê na máquina, já que são volumosos e o atrito provoca desgaste do tecido, além de danificar a manta que recheia essas peças.

Na hora de lavar

Siga atentamente as orientações que constam nas etiquetas das roupas. Na descrição dos cuidados, as etiquetas das roupas devem conter explicações de cinco processos básicos: lavagem, alvejamento com cloro, secagem, como passar e limpeza a seco.

Algumas peças precisam ser lavadas à mão por serem muito delicadas. A lavagem no tanque leva um tempo a mais, por isso, quem não tem muito tempo disponível para isso pode ir separando essas peças durante a semana e reservar um tempinho para essa tarefa no final de semana.

Use sabão especial para lavar as roupas fina e enxague até que a água saia limpa. Não torça as peças, apenas esprema para remover o excesso de água. No ultimo enxague, coloque na água uma colher de sopa de amaciante ou duas colheres de vinagre branco e tenha peças fofinhas.

Na máquina de lavar, selecione o programa de acordo com o tipo de tecido e o grau de sujeira das peças. Lembre-se de que roupas brancas e coloridas devem ser separadas para evitar manchas.

Nunca utilize alvejante ou água sanitária nas roupas coloridas, independente do tipo de tecido. Tecidos de seda, couro, lycra-elastano ou poliuretano jamais devem ser lavadas com alvejante, mesmo as brancas.

Para lavar roupa preta sem perder a cor, uma regra é jamais deixar as peças de molho. Quanto menos elas forem expostas ao sabão e ao sol, mais vão durar. Também é preciso ter cuidado com aquelas manchas esbranquiçadas que aparecem por causa do excesso de sabão e de amaciante, use moderadamente esses produtos.

Se as peças ficarem manchadas, antes de lavá-las novamente, experimente passar uma escova de roupas. Muitas vezes são apenas resíduos de lavagem que saem facilmente com uma boa escovada.

Roupas de lã devem ser lavadas separadamente e sem a função centrifugar. Lave panos de prato separados das roupas de uso pessoal, já que eles geralmente contêm gordura e podem passar para as demais peças. O mesmo vale para os panos de limpeza.

Na hora de lavar roupas de banho, coloque apenas tecidos do mesmo material juntos sem misturar com outros tipos de roupas. Separe as toalhas por cores, lavando sempre as tonalidades mais claras e depois as de cores mais contrastantes e escuras para evitar manchas. Os produtos mais indicados para lavar roupas de banho são o sabão neutro e o amaciante.

Na lavagem de qualquer tipo de peça, nada de exagerar no sabão em pó. Usar o produto em excesso na tentativa de ter roupas mais limpas só vai prejudicar a lavagem. Respeite sempre a medida indicada na máquina.

Para secar

Coloque a roupa para secar imediatamente após a lavagem. Deixar as peças úmidas dentro na máquina ou de um balde pode causar manchas, além de amassar e formar vincos difíceis de eliminar.

Estenda as peças bem abertas. Um truque para não amassar muito camisas, vestidos e outras peças estruturadas é coloca-las imediatamente em cabides assim que terminar a lavagem. Prefira secar as roupas, principalmente as coloridas, à sombra. O sol provoca o desbotamento das cores.

Citamos abaixo alguns produtos que podem ajudar nessa tarefa de lavagem de roupas e deixa-las com aquele cheirinho todo especial.

Amaciante Concentrado que proporciona maciez aos tecidos com uma fragrância e toque agradáveis
Lava Roupas de coco desenvolvido para lavar qualquer tipo de roupa de modo eficaz e sem agredi-las.
Removedor de Mamchas nos tecidos alto poder de remoção de manchas capaz de arrastar ou flotar sujidades em geral.

 

Proporciona maciez aos tecidos com uma fragrância e toque agradáveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *